E-portefólio

Este blogue é um e-portefólio para a Unidade Curricular "Media Digitais e Socialização", ministrada no âmbito no 5º Mestrado em Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares 2009/2010, pelas professoras Lúcia Amante e Maria João Silva.

2ª Unidade:Identidade na adolescência

Discussão do Processo de Construção da Identidade na Adolescência


7-17 de Novembro


Objectivo: Identificar as características e discutir o processo de construção de identidade na adolescência.

Competências: Analisar o processo de construção da identidade durante o período da adolescência.

O que fazer?

1º) Leitura individual, com elaboração de uma síntese dos textos disponibilizados (síntese essa que não será necessário colocar no Fórum A2, pois servirá apenas de base ao estudo individual) até ao dia 06 de Novembro;
2º) Discussão dos textos trabalhados no Fórum A2, moderado pelo Professor, entre os dias 07 e 17 de Novembro.


Comentário pessoal:

Mais uma vez fiquei surpreendida com o meu pouco conhecimento acerca deste assunto. Sabia da existência dos blogues e das páginas pessoais, ignorava a sua utilização tão generalizada por parte dos jovens de hoje ( pelo menos por parte de alguns jovens). Considerei que os artigos de Schmitt e Huffhaker me ajudaram a ter uma ideia mais bem formada acerca do papel que estas ferramentas desempenham na construção da identidade dos nossos jovens.

A discussão no fórum entre os colegas foi muito enriquecedora porque cada um conseguiu transmitir um ponto de vista sobre as leituras realizadas e o conjunto de opiniões acabaram por permitir o amadurecimento do nosso próprio ponto de vista.

Blogues: os novos diários


Pessoalmente, construí uma analogia entre os antigos diários e os modernos blogues ou páginas pessoais e o papel que desempenham na construção da identidade dos adolescentes.

"Actualmente, com a rapidez a que as novas tecnologias evoluem, verificamos que essas mesmas tecnologias desempenham um papel importante na construção da identidade dos jovens. Os velhos diários foram substituídos pelos blogues, que os jovens utilizam para desabafar, questionar as suas opções, fazer parte do grupo social. O que antes ficava guardado a sete chaves é hoje colocado online, muitas vezes acessível a milhares de pessoas. Estamos perante um novo fenómeno, sobre o qual vários autores se têm debruçado e procurado entender até que ponto a existência da nova tecnologia tem afectado a forma como os adolescentes exploram a sua identidade".

A este propósito, veja-se um exemplo encontrado pelo motor de busca Google. A adolescente serve-se da escrita para reflectir, o que a ajuda no processo de crescimento. Muito à semelhança dos antigos diários, são colacados nos blogues, desabafos, angústias, alegrias, desgostos...problemas comuns nesata fase de crescimento.

Girl na adolescência:


Riscos

Chamou-me também a atenção o facto de os adolescentes apreciarem colocar publicamente aspectos da sua vida privada, sem terem verdadeira consciência dos perigos que correm: "A maioria, tanto rapazes como raparigas, acabam por fornecer dados importantes sobre a sua vida, muitas vezes sobre aspectos íntimos da sua sexualidade. Por vezes, são ingénuos e correm riscos ao exporem a sua verdadeira vida no ciberespaço. Schmitt aponta o papel importante das comunidades sociais para a integração no grupo".

A esse respeito considerei o papel dos pais e professores muito importante, como mediadores a conselheiros: "É um facto que a Internet faz parte da vida dos jovens, que estes a utilizam naturalmente, que muitas vezes não alcançam as consequências das suas psições, que é através dela que os jovens hoje acabem por construir a sua identidade. Em muitos aspectos, cabe-nos a nós, pais e professores, ter uma atitude cuidadosa e de vigilância, sempre educativa, acompanhando e apoiando, explicando e alertando para determinados perigos".
Participação no Fórum 2

Segurança na Internet

As entidades superiores não têm ficado alheias a estas preocupações e nesse sentido a Comissão Europeia emitiu orientações claras, em 2007, para que se operacionalize nos estados membros uma Educação para os Média ( ver documento em : Outros Recursos). A nível nacional, essas linhas orientadoras foram formalizadas no Plano Tecnológico através de iniciativas várias. O exemplo mais claro é o projecto SeguraNet, que pode ser visionado neste endereço: http://www.seguranet.pt/index.php?section=1

 
Outras reflexões:

A questão dos blogues e do papel que desempenham na construção da identidade na adolescência leva-nos forçosamente para outras reflexões sobre a efemeridade e a celeridade dos acontecimentos na Sociedade da Informação do séc. XXI.

Veja-se a notícia recente sobre um estudo realizado pela Pew  Research Centre e as conclusões a que chegou. Ou seja, o que há bem pouco tempo era realmente importante na vida dos adolescentes, está a passar de moda. Os mesmos viram-se agora para as redes sociais Facebook e Twitter e outras formas de estar on-line. De acordo com o estudo feito, os blogues já perderam o seu auge de interesse.

Ver notícia:

Blogs começam a perder a graça para os adolescentes

4 de fevereiro de 2010

http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia-tecnologia/blogs-comecam-perder-graca-adolescentes-531132.shtml


Esta unidade foi também extremamente interessante, não só  em termos de conhecimentos novos que me proporcionou, mas sobretudo por ter alertado para aspectos importantes relacionados com o uso das novas tecnologias pelos jovens.







1 comentário:

  1. Olá Raquel,
    Parabéns pelo blogue.

    De facto, às vezes penso que estou a aprender tantas coisas novas e isso é muito bom. (Até colocar os comentários nos blogues tem sido um desafio. Penso que o primeiro não ficou!)
    Mas esta mudança contínua é ainda assustadora. Não fomos preparados para vivermos o futuro agora. Inicialmente tinhamos umas formações... Comecei com o Clube Minerva e ainda dei formação a professores e alunos sobre formatação de texto. Agora imigrante digital... É tudo um desafio.

    Continuação de bom trabalho!
    Helena Sampaio

    ResponderEliminar